Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: entenda as diferenças

20 de setembro de 2021

A manutenção de equipamentos é, sem dúvidas, uma das principais tarefas a se observar para manter a movimentação de diversos setores. Saiba mais sobre os 3 principais tipos de manutenção!

Ter um equipamento parado por uma falha técnica ou desgaste de operação pode causar prejuízos para toda uma cadeia de eventos. Uma empilhadeira ou retroescavadeira a menos, por exemplo, podem fazer com que o prazo do trabalho seja estendido de maneira imprevisível, principalmente quando isso acontece em empresas de pequeno e médio porte. Por esse motivo, manter uma conversa frequente com os gestores sobre a manutenção dos equipamentos é imprescindível, tanto para a segurança do operador quanto para a sobrevivência das companhias.

Existem três tipos de manutenção que devem ser considerados durante as conversas sobre o funcionamento correto das máquinas. Confira quais são:

 

Manutenção Preditiva

Um dos tipos de manutenção mais recomendados, a manutenção preditiva consiste em realizar um acompanhamento periódico dos equipamentos para garantir o pleno funcionamento das máquinas, realizando diferentes estudos para prever possíveis falhas. Através de complexos procedimentos como ultrassonografia das máquinas, análise de vibrações, análise de temperatura e muitos outros sinais que podem indicar um problema futuro e definir, inclusive, a vida útil da máquina.

 

Manutenção Preventiva

Muito parecida com a manutenção preditiva, a diferença reside no fato de que a manutenção preventiva busca identificar pequenas falhas já existentes, ao invés de tentar prever onde a falha ocorrerá. Isso gera um custo menor para a manutenção, e com ótimos benefícios para se evitar acidentes e/ou mau funcionamento de equipamentos.

A frequência para realizar manutenções preventivas varia de acordo com uma série de fatores, tais como:

– Tipo de atividade;

– Peso das cargas;

– Prazos pré-estabelecidos do serviço;

– Nível de experiência da equipe;

– Quantidade de máquinas em operação.

O ideal é pré-agendar a manutenção preventiva de acordo com as necessidades específicas da sua atividade. Por exemplo, galpões logísticos que se preparam para datas sazonais como a Black Friday ou Natal, podem realizar manutenções preventivas meses antes, para garantir o funcionamento quando as datas de maior movimentação chegarem.

 

Manutenção Corretiva

Essa é a famosa “deu problema, precisamos consertar”. A manutenção corretiva é feita quando a falha não pode ser evitada ou prevenida, e pode acontecer mesmo com a presença de uma manutenção preventiva periódica, ainda que com menos frequência. O ideal, nesses casos, é procurar um parceiro especializado para realizar a manutenção de forma eficiente e rápida, entregando a solução para o problema e mantendo as atividades em operação.

E falando em manutenção, você já conhece os planos de manutenção preventiva da Brasif Máquinas? Nele, você pode montar um plano de manutenção adequado à sua operação! Clique aqui e saiba mais!

Conheça nossa Loja Online!

Temos a peça que você precisa para a sua máquina. Confira!

IR PARA LOJA ONLINE