4 dicas parar operar uma empilhadeira com segurança

Para ser um operador de empilhadeira, não basta apenas saber operar o equipamento. Este não é um trabalho tão simples quanto parece e por isso exige muita atenção e segurança, além de habilidade.  O operador precisa utilizar o equipamento de maneira responsável, observando todas as normas de segurança e garantindo a sua própria e também a segurança das pessoas que estão a sua volta.

Separamos 4 dicas que facilitam o trabalho do operador de empilhadeiras. Confira:

1.      Comunique-se 
Ao operar uma empilhadeira todo cuidado é pouco. E comunicar-se com os outros trabalhadores que estão na área é fundamental. Utilize sinais e luzes quando necessário, buscando alertar o tráfego da máquina. Transmita sinais verbais e gestuais, e caso você perceba que os sinais não estão funcionando, não corra riscos. Opere a máquina em outro momento onde você possa garantir a segurança de todos a sua volta. 

2.      Evite o mau funcionamento da máquina 
É essencial garantir que a máquina está em condições ideais de manuseio. Confira se o nível de combustível no tanque está com a capacidade ideal para utilização. Confira também se a carga elétrica da bateria está com capacidade suficiente para o manuseio. Basta checar estes níveis no painel de controle da máquina e garantir que estão no padrão adequado. 

3.      Peça ajuda quando necessário
Está com alguma dúvida? Não tenha vergonha ou receio de pedir ajuda para alguém que também tenha experiência no manuseio de empilhadeiras. Levantar e transportar cargas pesadas pode ser bastante complexo e a segurança de todos precisa vir em primeiro lugar. Não opere a máquina caso não se sinta seguro, pois acidentes podem acontecer neste momento. Peça mais orientações para seus colegas e supervisores, eles estão lá para te auxiliar. 

4.      Cuidado dobrado com pedestres
Nem sempre os acidentes com empilhadeiras ocorrem em função do operador. Os pedestres podem contribuir para um acidente. Por isso, é fundamental que não só os operadores passem por treinamentos, mas também os pedestres sejam treinados visando a segurança dele e de todos. Caso perceba que algum colega de trabalho está confuso sobre a circulação no ambiente em que a empilhadeira está presente, não hesite. Converse com ele ou com seu supervisor. Essa atitude pode evitar sérios acidentes.