Empilhadeiras podem melhorar os Indicadores de Produtividade na área de Logística

Já ouviu falar de Indicadores de Desempenho? Eles são métricas quantitativas que dizem respeito ao desempenho de uma organização na realização de suas estratégias e objetivos. Esses indicadores permitem medir a performance de uma empresa e costumam ser utilizados para demonstrar resultados, analisar formar de melhorias contínuas, além de gerar mais transparência em processos.  
 
Na área da Logística, o uso de indicadores de desempenho em produtividade auxilia o departamento logístico, avaliando sempre sua atividade em relação a diversas referências, tanto quantitativa como qualitativa.

Atualmente, os maiores desafios da área logística são atender a demanda e velocidade exigida para movimentação de estoques, o crescimento da produção, além do alto custo de manutenção de todas as estruturas. Estes fatores levam empresas a buscar soluções eficazes como a aquisição e uso de empilhadeiras. 

Com o auxílio de empilhadeiras, empresas podem desenvolver melhorias concretas em sua estratégia de armazenagem, otimizando processos logísticos. O uso da empilhadeira traz algumas vantagens para todo o processo. Confira:

· Eficiência e agilidade operacional 
Movimentar estoques é sempre um grande desafio. Realizar a operação de picking com o auxílio de empilhadeiras traz mais a eficiência e agilidade operacional. Porém, para análise de dados, é fundamental um sistema gerencial de armazenamento, para obter dados que permitem acompanhar a eficiência das máquinas empilhadeiras, turnos trabalhados e quantidade de máquinas realmente necessárias para atender a demanda. 

· Diminuição de erros
Investir em equipamentos inovadores, como por exemplo as empilhadeiras Hyster e Yale, tem como consequência a diminuição de rotinas manuais, tarefas que acumulam maior ocorrência de erros ou perda de produtos por conta de manuseio errado ou pouca habilidade em movimentar estoques. Empilhadeiras adequadas para cada tipo de trabalho garantem maior agilidade e qualidade operacional.  

· Redução de custos
Investir em empilhadeiras e automação de processos é a melhor solução quando o assunto é movimentação de materiais. Projetos podem ser desenvolvidos de maneira mais dinâmica, economizando não só tempo, mas também dinheiro. Essa redução se dá devido à eficiência nas atividades, o que influencia na demanda por mão de obra. Vale pontuar também que a diminuição do número de erros na estocagem leva a uma melhoria na gestão de armazenamento, com menor perda de produtos e consequente redução também de custos acarretados por erros.