Requisitos para atuar como Mecânico de Máquinas Pesadas

Assim como outras profissões, a do mecânico de máquinas pesadas também passou por uma grande transformação nas últimas décadas. Os profissionais de hoje têm preparação bastante diferente da geração passada, que tinha a precisão e a habilidade manual como requisito para a função e atuava com a intuição para diagnosticar o problema e repará-lo.

Isso não quer dizer que os mecânicos atuais não têm essas habilidades, mas que possuir outras capacidades é fundamental para a carreira. 

Neste texto você vai conhecer três principais requisitos e uma lista de atividades que um mecânico precisa dominar para ser um bom profissional. Confira!

1. TRABALHO EM EQUIPE É ESSENCIAL PARA O MECÂNICO 
Esse é o principal requisito exigido do profissional que deseja trabalhar em uma oficina. Ele deve demonstrar ao recrutador, durante a seleção, que consegue conviver com conceitos e opiniões diferentes das suas, deixando claro que é capaz de trabalhar em equipe.

Se o mecânico tiver uma boa convivência com os demais colegas ele poderá trocar idéias e experiências, o que contribui para sua própria carreira e para a melhoria dos serviços prestados pela oficina, de acordo com Edison Gobi, Supervisor Geral de Serviços da Brasif Máquinas.

2. PROATIVIDADE, HUMILDADE E PERSISTÊNCIA
Ser proativo faz toda a diferença: além de cumprir as ordens de serviço recebidas através de seus clientes, é preciso notar o que acontece no ambiente da oficina. Oferecer ajuda ao colega que está com dificuldades de fixar ou remover um componente do veículo, por exemplo, fará com que o profissional ganhe pontos a seu favor.

Além disso, não basta ser confiante e eficiente. Assumir os próprios erros e falhas também é um grande diferencial para o mecânico. Afinal, isso faz parte da nossa natureza e não é uma atitude vergonhosa, como alguns costumam pensar.

Deixar isso transparecer na entrevista e desde o primeiro dia de trabalho ajuda muito no reconhecimento profissional. Mostrar, durante o exercício das funções, que está sempre disposto a aprender técnicas novas também demonstra interesse e vontade de crescer.

Por incrível que pareça, as oficinas vivenciam situações que parecem impossíveis com uma certa frequência. Experimente perguntar para um mecânico se ele já resolveu algum caso anormal na carreira — pode ter certeza que ele terá muitas histórias para contar.

Em casos assim as habilidades do profissional são postas em prova, pois só consegue resolver o problema aqueles persistem. Além dos diferenciais citados acima também é necessário que o mecânico apresente algumas características comportamentais:

  • agilidade;
  • vocação;
  • flexibilidade de horários;
  • habilidade com máquinas e motores;
  • atenção a detalhes;
  • raciocínio espacial e abstrato desenvolvido;
  • capacidade de concentração;
  • interesse por computadores e softwares;
  • precisão;
  • capacidade de organização;
 
3. CAPACITAÇÃO EM MECÂNICA 
A capacitação técnica para ser um mecânico varia conforme de acordo com a região, o porte da oficina e segmentos que a concessionária atende. É preciso concluir o ensino médio e o curso técnico. Estudar em escolas técnicas que oferecem treinamentos com mecânicos experientes acelera o aprendizado e faz toda a diferença. Porém a Brasif Máquinas investe em treinamento aos seus colaborares com frequência, uma vez que a tecnologia está em constante evolução, de acordo com Marcio Loureiro, Gerente Geral de Serviços. 

Após a conclusão dos estudos o aluno estará credenciado para atuar em:
 
  • mecânicas em geral;
  • concessionárias de marca, como a Brasif Máquinas (Case, Hyster e FPT Industrial);
  • montadoras de automóveis.
 
4. FUNÇÕES QUE UM MECÂNICO PRECISA DOMINAR
Além de estar sempre uniformizado, utilizar equipamentos de segurança e trabalhar em um ambiente limpo e organizado, o profissional deve saber ouvir o defeito apresentado pelo cliente, fazer um diagnóstico do equipamento e fazer a interface muitas vezes com o cliente final.

Veja, a seguir, uma lista de atividades que o mecânico desempenha:

  • analisar o máquina, inspecionando-o diretamente ou por meio de aparelhos, a fim de diagnosticar suas anormalidades e defeitos de funcionamento;
  • estudar o trabalho de conserto a ser realizado, valendo-se de esboços, desenhos, especificações técnicas ou de outros métodos para planejar o roteiro de trabalho;
  • efetuar o desmonte e a limpeza do motor, componentes de transmissão, diferencial e outras peças que requeiram exame, utilizando chaves comuns e específicas, jatos de água/ar e produtos detergentes para eliminar impurezas e preparar os componentes para inspeção e reparação;
  • realizar a substituição, retificação ou ajuste de peças do motor —  utilizando ferramentas e/ou instrumentos de controle e medição para garantir as características funcionais;
  • executar a reparação, a substituição ou a regulagem total/parcial do sistema de freio e do sistema de alimentação de combustível;
  • manutenção e ajuste do sistema de ignição, o sistema de duração e o sistema de suspensão, lubrificação e arrefecimento, com o intuito de recondicionar o automóvel e assegurar seu funcionamento;
  • saber montar o motor e demais componentes, fazendo uso de especificações pertinentes para conduzir esse processo;
  • reparo e instalação de componentes elétricos;
  • organizar sua ferramentas de trabalho. Planejar as ferramentas que serão utilizadas para cada abertura de chamado. 

Tudo isso se soma ao conhecimento que o mecânico precisa ter de cada modelo de equipamento — sobre seu funcionamento, suas características tecnológicas e outros aspectos.
 
O profissional deve se atualizar sempre com as novas tecnologias que surgem no mercado e, se estiver atento a todos esses detalhes, será muito requisitado no mercado.

Além disso, atender o cliente de forma atenciosa, com comprometimento, fazem toda diferença em relação a empregabilidade do profissional desta área. A experiência do consumidor com a Marca do equipamento e com a concessionária são prioridades para a Brasif Máquinas, de acordo com o Rodrigo Bastos, Diretor de Marketing.