Tendências do setor logístico para 2020


O setor logístico é, sem dúvida, um dos mais importantes em todo o país. A movimentação diária, os processos inovadores adotados pelas empresas e a responsabilidade nos prazos fazem com que a logística brasileira seja essencial em todo o processo de retomada econômica pela qual o país passa. Para 2020, novos desafios - muitos deles relacionados à aplicação de novas tecnologias - prometem estabelecer novos parâmetros e conquistas para as empresas que encontrarem as melhores soluções. Veja algumas dessas tendências:


Blockchain

O termo blockchain surgiu, primeiramente, com o uso e aplicação das criptomoedas (a mais famosa é o Bitcoin). Trata-se de um sistema descentralizado das informações, garantindo a segurança e confiabilidade em várias etapas - no caso do Bitcoin, garante o rastreio da origem e uso da moeda.

Para o setor logístico, o uso de blockchain tem como objetivo reunir informações para rastreio e controle em nuvem, permitindo ao comprador e ao fornecedor terem informações em tempo real sobre os produtos e serviços, independentemente de onde estiverem. Além de transparência das ações, o blockchain permite maior fluidez nos processos.


Internet das Coisas

Embora a promessa de todas as coisas conectadas venha a funcionar com muito mais eficiência com a chegada do 5G (prevista para 2023 no Brasil), o setor logístico já deve começar a se estruturar para a aplicação dessa tecnologia em 2020. A Internet das Coisas auxiliará processos internos e externos, e quando combinada à análise de dados, poderá trazer novos insights para as empresas do setor.


Novos empregos na área de tecnologia

Junto com as evoluções tecnológicas, as empresas logísticas precisarão conquistar colaboradores que tenham o conhecimento necessário para realizar as aplicações em seus processos. 2020 será um ano de preparação para essas empresas, podendo treinar funcionários que já disponham da qualificação para trabalhar com análise de dados, inteligência artificial e desenvolvimento de sistemas - áreas que farão toda a diferença para a evolução e adequação das novas tecnologias.


Entrega por drones

A entrega por drones já é aplicada, ainda que em pequena escala, em países como Estados Unidos e na Europa. No Brasil, a tendência para 2020 é que a entrega de mercadorias por drones comece a ser realizada para áreas rurais de difícil acesso, que inviabilizam a chegada de caminhões. O setor logístico tem o desafio de estruturar essa nova forma de entrega, juntamente com a adequação legislativa que acompanhará o desenvolvimento desse tipo de entrega.


Prepare-se para 2020 com os equipamentos ideais para logística com a Brasif Máquinas! Conheça os produtos da Hyster e da Yale, e converse conosco para maiores informações!