
Se você trabalha em uma empresa com rotina de constante movimentação de materiais, muito provavelmente já ouviu falar bastante da NR11. Mas será que você conhece a sua importância e todas as suas implicações?
A norma foi aprovada pela Portaria n.º 3.214 em 8 de junho de 1978, com a regulamentação dos artigos 182 e 183 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ela é aplicada a atividades com a operação de diferentes equipamentos, como elevadores e guindastes, devendo ser cumprida por distribuidoras e indústrias que fazem a movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
Dessa forma, a NR11 busca sempre oferecer melhores condições de trabalho e trazer muito mais segurança para as rotinas operacionais, contribuindo para a integridade física dos colaboradores de uma empresa, respeitando a capacidade da carga e minimizando os riscos de acidentes na jornada de trabalho.
Conhecendo um pouco mais da norma
A Norma Reguladora 11 determina uma série de exigências para a realização de atividades logísticas internas, sendo válidas para transportadoras, galpões, centrais de distribuição, canteiros de obras, ambientes do setor industrial, almoxarifado e demais áreas que utilizam os equipados mencionados na NR11.
Confira algumas das principais determinações:
- É obrigatório que a empresa forneça Equipamentos de Proteção Individual, garantindo a execução segura das atividades;
- Todos os equipamentos utilizados nas atividades trabalhistas precisam ser encontrados em boas condições de uso;
- A capacitação dos operadores é responsabilidade da empresa, incluindo instruções sobre a correta utilização dos EPIs e a conscientização de cada um em relação a sua própria segurança;
- As áreas de movimentação de materiais devem ser devidamente sinalizadas, facilitando o entendimento das pessoas sobre a movimentação que acontece naquele local;
- A empresa precisa, obrigatoriamente, possuir protocolos de prevenção e combate a incêndios, com sinalizações e procedimentos para evacuação do local.
Garantindo que a norma seja seguida
A presença de um profissional de segurança do trabalho é muito importante para a elaboração adequada de protocolos de segurança, analisando os riscos e garantindo a segurança de todos os colaboradores.
Também é essencial que todos os equipamentos utilizados nas operações estejam em condições ideais de utilização, sendo vital a realização de manutenções periódicas em suas máquinas.
E falando sobre movimentação de materiais, a Brasif conta com um programa de manutenção personalizado para cada tipo de operação, podendo optar desde planos de manutenção preventiva para um único equipamento, ou até por equipes de manutenção para grandes frotas.
Acompanhe nossas redes sociais: